domingo, 30 de agosto de 2009

Livros: Antes de Morrer Jenny Downham

Eu sabia que seria assim quando eu terminasse de ler esse livro, sabia que as lagrimas não iam me deixar e um choro sufocante ia sair pela minha garganta.
É dificil você começar um livro no qual vc jah sabe o final.
Tess é uma adolescente de 16 anos que tem leucemia desde os 14 anos, diante da perpesctiva de não ter um futuro ela resolve fazer uma lista de coisas prá fazer antes de morrer: como fazer sexo, usar drogas, fazer coisas ilegais, aprender a dirigir, dizer sim a tudo, e descobrir o que é o amor e ser famosa.
Quando eu comecei eu sabia que no final eu estaria assim detonada na verdade, eu não devia estar lendo esse livro disse a mim mesma quando comecei a entender o desespero e ate vezes o mau humor da personagem.
Ela não quer que as pessoas tenham pena, que estejam com ela só prá não sentirem culpadas.
Ela encara a verdade da morte, com uma ponte de ironia e se apega as boas lembranças até seu ultimo instante.
Ela me faz entender como as vezes sou cruel com as pessoas que amo.
Ela tem do seu lado, seu pai que abandona tudo prá estar ao seu lado, sua mãe que havia abandonado a familia prá viver um grande mas que retorna por causa da sua doença, seu pequeno irmao que ela nunca vai ver crescer, sua melhor amiga que está grávida e seu grande amor Adam


Mas mesmo tendo certeza que o final vai ser ruim, você se pega torcendo por um final bom.

Triste, dolorido, mas ao mesmo tempo eletrizante.

Ler este livro é umas das coisas que você deve fazer antes de morrer.

Nenhum comentário: